sábado, 17 de maio de 2014

O Cubismo

          O Cubismo pode se resumir a representar os objetos e seres com todas as suas partes em um mesmo plano frontal , sem preocupação com o aspecto real das formas.
          Teve início em 1907, após o término do famoso quadro "Les Demoiselles d'Avignon" ( "As Senhoritas De Avignon"), por Pablo Picasso, uma das primeiras representando este movimento artístico, tornando-o co-fundador de um dos movimentos da arte mais populares do século XX. Outros artistas cubistas com grande relevância foram Georges Braque e Juan Gris, que junto de Picasso inspirou seus sucessores como Fernand Leger, Jean Metzinger e Albert Gleizes.
 "Les Demoiselles d'Avignon" de Pablo Picasso, 1907. Levou nove meses para ser terminada, e alguns críticos dizem que esta obra foi uma reação para "Le Bonheur de Vivre" e "Blue Nude" de Henri Matisse.
      

   Porém, a origem do Cubismo vem de Paul Cézanne, considerado a ponte ligando o Impressionismo do final do século XIX e o Cubismo do século XX.
 Ele acreditava na ideia de que a natureza deveria ser representada em formas simples, geométricas, sem muitos detalhes, mas sem se afastar totalmente de suas principais características, que a identificavam como natureza, assim, Cézanne adotou uma visão artística do mundo pictórico ao invés do natural. Estes aspectos romperam os padrões estéticos renascentistas, que primavam pela perfeição das formas na busca por pinturas realistas.



  Auto-retrato de Paul Cézanne, 1895.


     "Still Life with Apples" por Paul Cézanne, 1890.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário