quarta-feira, 21 de maio de 2014

Cubismo Sintético

    O movimento cubista foi provavelmente o mais influente e popular do século XX, marcado principalmente por Pablo Picasso e Georges Braque, e dividido em duas fases: a analítica e a sintética.
    O Cubismo Sintético ocorreu entre 1912 e 1915. Ele pode ser considerado como uma reação aos aspectos da fase anterior (Cubismo Analítico), que se resumiam a fragmentar completamente uma imagem tridimensional para posteriormente remontá-la com todos os seus lados em um plano bidimensional, deixando-a impossível de reconhecer.
"Bottle Glass and Pipe" por Georges Braque, 1914.
    A resposta do Cubismo Sintético então foi tornar as obras reconhecíveis novamente por meio de um processo de colagens, utilizando qualquer material na obra; introduzindo nas pinturas, letras e números, por exemplo, ou pedaços de madeira e recortes de jornais. Assim, este Cubismo de colagens introduziu em suas obras a sensação tátil disponível aos seus observadores.
   Outra contrariedade ao Cubismo Analítico foi o fato da cor voltar a ter importância, tornando seus tons mais vivos e fortes nessa fase e não dando notoriedade apenas as formas.
"Table by a Window" por Jean Metzinger, 1917. Metzinger foi outro artista notório no movimento cubista.


 "Bottle of Vieux Marc, Glass, Guitar and Newspaper" por Pablo Picasso, 1913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário