A ARTE CUBISTA
Um apreciador da
pintura cubista o Marcelo Gleiser afirma que o século 20 foi marcado por
revoluções consecutivas na arte. Segundo este físico destruí "de um lado,
Pablo Picasso destruiu a rigidez plástica na pintura, tentando, com o cubismo,
expandir as possibilidades de representação de imagens tridimensionais em telas
bidimensionais. Aproximadamente na mesma época, Albert Einstein destruiu a
rigidez da concepção newtoniana de espaço e tempo, mostrando que medidas de
distância e de tempo não são absolutas, independentes do estado de movimento de
quem as faz, mas, sim, dependentes do movimento relativo entre observadores.”
Os artistas
cubistas pretendem demonstrar artisticamente uma reprodução vista ao mesmo
tempo de perspectivas diferentes. Era como que se o cubista estivesse numa
quarta dimensão.
O início desta arte
foi marcada pelo quadro “ Les Demoiselles d’Avignon” de Pablo Picasso (Figura
no começo da postagem). Esta pintura representa cinco prostitutas nuas num
bordel. As duas mulheres colocadas à direita têm rostos com traços tão
acentuados que parecem estar usando máscaras. A forma do nariz e os nervos
faciais elaborados numa série de desenhos dirigem-nos às máscaras africanas.
Os primeiros
artistas a realizar procuras de novas formas de representação da natureza foram
Braque e Picasso. Os dois foram muito influenciados pela obra de Cézanne,
descrita como uma maneira de tratar a natureza por meio do cilindro, da esfera,
do cone.
Cézanne usava formas geométricas quando pintava e afirmava
ver na natureza "o quadrado, a esfera e o cone". As suas obras
desrespeitavam completamente a perspectiva tradicional de um objecto. Mostrava
a figura em mais de uma face, distorcendo-as subtilmente.
AS FASES
Enquanto o movimento cubista se desenvolvia, sofreu várias
alterações, sendo principalmente marcado pelas seguintes:
1. O cubismo primitivo (1907): nas primeiras pinturas
cubistas foram descritas pela restrição às formas geométricas.
2. O cubismo analítico (1910 – 1913): demonstra uma
decomposição de objectos que estão representados no quotidiano. È uma
combinação de pedaços de peças, vistos de várias maneiras com perspectivas
diferentes.
3. O cubismo Sintético (1913): este tipo de cubismo era
composto por colagens de vários papéis com diferentes texturas e padrões, as
cores tornaram-se muito mais vivas. O espaço e volume são inspirados com
pequenos leves traços de sombra. Nota-se um grande distanciamento de qualquer
arte primitiva.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
• Geometrização das formas e volumes;
• Renúncia à perspectiva;
• O claro-escuro perde sua função;
• representação do volume colorido sobre superfícies planas;
• sensação de pintura escultórica;
• cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza,
por um ocre apagado ou um castanho suave
EQUIPE ROXO
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