domingo, 18 de maio de 2014




                                                     A ARTE CUBISTA
   Um apreciador da pintura cubista o Marcelo Gleiser afirma que o século 20 foi marcado por revoluções consecutivas na arte. Segundo este físico destruí "de um lado, Pablo Picasso destruiu a rigidez plástica na pintura, tentando, com o cubismo, expandir as possibilidades de representação de imagens tridimensionais em telas bidimensionais. Aproximadamente na mesma época, Albert Einstein destruiu a rigidez da concepção newtoniana de espaço e tempo, mostrando que medidas de distância e de tempo não são absolutas, independentes do estado de movimento de quem as faz, mas, sim, dependentes do movimento relativo entre observadores.”
   Os artistas cubistas pretendem demonstrar artisticamente uma reprodução vista ao mesmo tempo de perspectivas diferentes. Era como que se o cubista estivesse numa quarta dimensão.
   O início desta arte foi marcada pelo quadro “ Les Demoiselles d’Avignon” de Pablo Picasso (Figura no começo da postagem). Esta pintura representa cinco prostitutas nuas num bordel. As duas mulheres colocadas à direita têm rostos com traços tão acentuados que parecem estar usando máscaras. A forma do nariz e os nervos faciais elaborados numa série de desenhos dirigem-nos às máscaras africanas.
   Os primeiros artistas a realizar procuras de novas formas de representação da natureza foram Braque e Picasso. Os dois foram muito influenciados pela obra de Cézanne, descrita como uma maneira de tratar a natureza por meio do cilindro, da esfera, do cone.
Cézanne usava formas geométricas quando pintava e afirmava ver na natureza "o quadrado, a esfera e o cone". As suas obras desrespeitavam completamente a perspectiva tradicional de um objecto. Mostrava a figura em mais de uma face, distorcendo-as subtilmente.                                      
 AS FASES
Enquanto o movimento cubista se desenvolvia, sofreu várias alterações, sendo principalmente marcado pelas seguintes:
1. O cubismo primitivo (1907): nas primeiras pinturas cubistas foram descritas pela restrição às formas geométricas.
2. O cubismo analítico (1910 – 1913): demonstra uma decomposição de objectos que estão representados no quotidiano. È uma combinação de pedaços de peças, vistos de várias maneiras com perspectivas diferentes.
3. O cubismo Sintético (1913): este tipo de cubismo era composto por colagens de vários papéis com diferentes texturas e padrões, as cores tornaram-se muito mais vivas. O espaço e volume são inspirados com pequenos leves traços de sombra. Nota-se um grande distanciamento de qualquer arte primitiva.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
• Geometrização das formas e volumes;
• Renúncia à perspectiva;
• O claro-escuro perde sua função;
• representação do volume colorido sobre superfícies planas;
• sensação de pintura escultórica;
• cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave


                                                              EQUIPE ROXO

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