domingo, 18 de maio de 2014

Cubismo Analítico

    O Cubismo é um dos movimentos artísticos mais influentes do século XX, considerado o início da arte contemporânea. Sua origem vem das obras e ideologias de Paul Cézanne, que implicam na geometrização e simplicidade ao representar a natureza.
   Dessa forma de arte evoluiu-se duas fases cubistas: o Cubismo Sintético e o Analítico. Este último se prolongou entre os anos de 1907 e 1912, aproximadamente. Este período pode ser considerado o de representação mais pura e complexa desse movimento, caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos em um plano, para depois ser montada novamente no mesmo, dando maior atenção as formas do que para a cor resultando na redução dos tons da pintura em castanho, cinza e bege.
   Esta nova visão artística foi marcada principalmente por Pablo Picasso e Georges Braque. Ambos possuíam uma criatividade tão parecida que Braque os comparou com dois alpinistas, juntos.
    
 "Violão" por Pablo Picasso, 1914. Um amigo de Picasso conta que os primeitos visitantes ao verem essa escultura perguntavam "O que é isso?".


  

"Homem com uma guitarra" por Georges Braque, 1911. Uma das características do Cubismo era a dificuldade de  identificar a figura representada, este quadro é um exemplo.

 


Um comentário:

  1. Ótima construção textual, galera!
    O esquema de apresentação ficou bacana.
    Profe Deni
    To esperando pela próximo ansiosa. Manda bala, ok

    ResponderExcluir