domingo, 25 de maio de 2014

O CUBISMO DE PICASSO E BRAQUE

Os cubistas passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano, é como se ele estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no planos frontal em relação ao espectador.
 As Senhoras de Avignon ( Les demoiselles d'Avignon)
O cubismo teve inicio no ano de 1907, teve como criador os artistas George Braque e Pablo Picasso, muitos consideram o ponto de partida para o cubismo quando Picasso terminou a obra As Senhoras de Avignon ( Les demoiselles d'Avignon).O cubismo é um tipo de arte  considerada mental, ou seja, desliga-se completamente da interpretação ou semelhança com a natureza, a obra tem valor em si mesma, como maneira de expressão das ideias.
Agora vamos falar um pouco sobre os artistas precursor....

* PABLO PICASSO:
​ Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ousimplesmente Pablo Picasso (Málaga25 de outubro de 1881 — Mougins8 de abril de 1973), foi um pintorescultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesiaFoi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. A arte de Picasso é classificada em 5 períodos: Período Azul (1901-1904), Período Rosa (1905-1907), Período Africano (1908-1909), Cubismo Analítico (1909-1912) e Cubismo Sindético (1912-1919).

La Vie - Período Azul (1903)
​O Período Azul ficou marcado pela tristeza, já que suas obras eram inspiradas em prostitutas, mendigos e no suicídio de um amigo.
Fernanda com um lenço preto - Período Rosa (1905-1906)
​Já o Período Rosa é caracterizado com um estilo mais alegre usando tons de cores com laranja e rosa.

Les Demoiselles d'Avignon - Período Africano (1907)
O Período Africano começou com figuras inspiradas na África, e que depois levariam para o movimento Cubismo.
Retrato de Ambroise Vollard - Cubismo Analítico (1910)
O Cubismo Analítico é um estilo de pintura que Picasso juntamente com Braque usando cores marrons monocromáticas. O Cubismo Analítico é caracterizado pela fragmentação dos seres e da deformação das obras.
Natureza Morta com Cadeira de Palha - Cubismo Sindético (1912)
Já no Cubismo Sindético utilizava da colagem de fragmentos dos papeis que formavam composições, assim no Cubismo Sindético houve o marco da primeira colagem nas artes plásticas. O Cubismo Sindético também buscava deixar a obra mais nítida para quem observava.

* GEORGES BRAQUE:
 Georges Braque
Georges Braque (Argenteuil13 de maio de 1882 — Paris31 de agosto de 1963) foi um pintor e escultor francês, que fundou ocubismo juntamente com Pablo Picasso.Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras (fauvismo).
Braque definia seu trabalho com a seguinte citação:
Amo a regra que corrige a emoção. Amo a emoção que corrige a regra.
Seu estilo inicial era impressionista. Entre 1902 e 1904, foi aluno da Academie Humbert, também em Paris. Lá, fez amizade com MarieLaurencin e Francis Picabia. Em 1907, depois de alguns meses em Antuérpia, participou de uma exposição do Salão dos Independentes (Paris), apresentando obras mais próximas do fauvismo.
Fez sua primeira exposição individual em 1908. No ano seguinte, trabalhou com Picasso no desenvolvimento do cubismo.
Em 1911, casou-se com Marcelle Lapré. Em 1912, Braque e Picasso começaram a incorporar em suas pinturas a técnica da colagem. A parceria duraria até 1914, quando estourou a Primeira Guerra Mundial e Braque, convocado, partiu para a frente de batalha. Em 1915, foi ferido em combate.
Após a guerra, a obra de Braque foi adquirindo liberdade, tornando-se menos esquemática. Em 1922, expôs no Salão de Outono (Paris), o que lhe rendeu fama. Fez ainda a cenografia para dois balés de Sergei Diaghilev. 
Algumas de suas obras: 
 O violino (1912)

 Porto da Normandia (1909)
 Copo, Garrafa e Cachimbo numa mesa (1914)
 CUBISMO
 
Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.


O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas.

Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra, mas também de decifra-la, ou melhor, analisa-la para entender seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético, onde as cores eram mais fortes e as formas tentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal.

Na Europa está o maior número de artistas que se destacaram nesta manifestação artística, entre eles os mais conhecidos além dos precursores Pablo Picasso e Braque são: Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.

                                                            CUBISMO NO BRASIL

Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras. Neste sentido, podemos citar os seguintes artistas : Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. 

 CUBISMO Nerd

O cubismo por ter tanta publicidade,atraiu nerds do mundo para criarem obras baseadas em Pablo Picasso,
como exemplos a seguir:

                    






-Henrique Birtche Amaral
 
 
 
Cubismo
O cubismo, foi um movimento iniciado por Georges Braque e por Pablo Picasso, que apresentou essencialmente duas grandes influencias, as obras de Cézanne, e a arte Africana, que se podem facilmente identificar na obra: " As Demoiselles d'Avignon, que coincidiram com o aparecimento este movimento.
 
Este movimento pode ser divido em três fases, a primeira delas a fase Cézanniana, em que tudo na natureza, se poderia reduzir a cones, cilindros e esferas, e em que, os vários elementos são definidos por grandes planos de cor.
          
 
Depois a fase analítica, em que o artista representa não só o que vê, mas também o que conhece, sendo representadas varias partes não visíveis do objecto observado, resultando numa complexa composição formal. As obras são monocromáticas, trabalhadas numa cor base, que andava em volta dos ocres e cinzentos esverdeados, numa fase de teorização do Cubismo, em que os temas eram essencialmente naturezas mortas.
              
 
A chamada fase das colagens, foi uma fase intermédia, entre a fase analítica e a fase sintética, no qual eram introduzidos elementos exteriores ao quadro. O cada vez maior abstraccionismo das obras, estava ligado à mentalidade matemática e intelectualizada dos seus autores. A par das formas simplificadas, surgiu a cor vibrante, a sobreposição e transparência de planos. Os temas do Cubismo analítico, foram mantidos, mas aqui foi utilizado claramente um processo de simplificação, eliminando tudo o que era acessório.
               
 
Por fim a terceira fase, o Cubismo Sintético, que se distingue das outras por ser, a mais sintética, mais abstracta, e a mais geometrizada de todas as fases do Cubismo. Esta, fase pode ser subdividida em outras duas, o Orfismo, e a Secção de Ouro.
A primeira das duas fases de trabalho da cor, é a chamada fase do Cubismo Órfico”, por Robert e Sónia Delaunay, no qual o lirismo aliado à exaltação da cor serviu de elementos base, para o desenvolvimento destas obras. A expressão Orfismo ou Cubismo Órfico, provem do nome do herói grego Orfeu, que encantava tudo e todos, incluindo os animais a própria natureza, com os seus dotes musicais. Segundo o poeta Guillaume Apollinaire, o Orfismo, seria então a arte de pintar, como se de um jogo poético, ou de uma composição musical se tratasse, como em Kandinsky.
 
grupo verde escuro

Cubismo no Brasil

O cubismo entrou no Brasil depois da Semana da Arte Moderna de 1922, não se encontra artistas com todas características cubistas. Podemos citar alguns artistas cubistas brasileiros, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcante.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Gupo Vermelho

      Origem: Esse movimento artístico tem seu surgimento no seculo XX e e considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros.
      O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. 
       Existe dois tipos de cubismo, o Analítico e o Sintético. O Analítico e caraterizado pela decomposição das figuras e formas em diversas partes geométricas, e o cubismo em sua forma mais pura e difícil interpretação. O Sintético é a livre reconstituição da imagem do objeto decomposto, assim, este objeto não é desmontado em várias partes, mas sua fisionomia essencial é resumida.
      Cubismo Sintético:                                                                                     Cubismo Analítico:                                                       
Três músicos, Pablo Picasso
O acordeão, Pablo Picasso
                                              

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O Cubismo

            O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.
Quadro Picasso Roubado Paris GLe Pigeon aux Petits Pois, Pablo Picasso



Os dois foram muito influenciados pela obra de Cézanne, descrita como uma maneira de tratar a natureza por meio do cilindro, da esfera, do cone.
Cézanne usava formas geométricas quando pintava e afirmava ver na natureza "o quadrado, a esfera e o cone". As suas obras desrespeitavam completamente a perspectiva tradicional de um objecto. Mostrava a figura em mais de uma face, distorcendo-as subtilmente.


Paul Cézzane





Pablo Picasso morreu aos 92 anos, e desde muito jovem começou a pintar. Durante seu percurso como artista, Picasso passou por diversas fases: 
 ·A fase Azul que representa a tristeza e a solidão provocadas pelo suicídio de Casagemas, seu amigo, são avaliadas pela monocromia e também a representa a miséria e o desespero humano.
· A fase Rosa originou muitos desenhos sensuais e eróticos, devido à paixão de Picasso pelo circo. Depois de descobrir as artes primitivas e africanas, compreendeu que o artista negro não pinta de acordo com a tendência de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior. Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte.                                                                                                                                             Grupo Rosa

Cubismo Sintético

    O movimento cubista foi provavelmente o mais influente e popular do século XX, marcado principalmente por Pablo Picasso e Georges Braque, e dividido em duas fases: a analítica e a sintética.
    O Cubismo Sintético ocorreu entre 1912 e 1915. Ele pode ser considerado como uma reação aos aspectos da fase anterior (Cubismo Analítico), que se resumiam a fragmentar completamente uma imagem tridimensional para posteriormente remontá-la com todos os seus lados em um plano bidimensional, deixando-a impossível de reconhecer.
"Bottle Glass and Pipe" por Georges Braque, 1914.
    A resposta do Cubismo Sintético então foi tornar as obras reconhecíveis novamente por meio de um processo de colagens, utilizando qualquer material na obra; introduzindo nas pinturas, letras e números, por exemplo, ou pedaços de madeira e recortes de jornais. Assim, este Cubismo de colagens introduziu em suas obras a sensação tátil disponível aos seus observadores.
   Outra contrariedade ao Cubismo Analítico foi o fato da cor voltar a ter importância, tornando seus tons mais vivos e fortes nessa fase e não dando notoriedade apenas as formas.
"Table by a Window" por Jean Metzinger, 1917. Metzinger foi outro artista notório no movimento cubista.


 "Bottle of Vieux Marc, Glass, Guitar and Newspaper" por Pablo Picasso, 1913.

domingo, 18 de maio de 2014

                                               
                                               Frases de Picasso Para Refletir 

      Pablo Picasso nascido em  Málaga, 25 de outubro de 1881-1973 
  "A arte não é a verdade . A arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade "

" Braque sempre disse que na pintura só conta a intenção . É verdade . Oque conta é aquilo que se faz . É isso o importante . O que era afinal o mais importante no cubismo , era  aquilo que queria fazer , a intensão que se tinha . E isso não se pode pintar " .

                      Artistas Plásticos do movimento CUBISTA:
  • Paul Cézanne
  • Pablo Picasso
  • Georges Braque
  • Juan Gris
  •  Kazimir Malevich
  • Lyonel Feininger
  • Fernand Léger
  • Umberto Boccioni
  • Robert Delaunay
  • Alexandre Nechita
  • Tarsila do Amaral
  • Vicente do Rego Monteiro.




                                                     A ARTE CUBISTA
   Um apreciador da pintura cubista o Marcelo Gleiser afirma que o século 20 foi marcado por revoluções consecutivas na arte. Segundo este físico destruí "de um lado, Pablo Picasso destruiu a rigidez plástica na pintura, tentando, com o cubismo, expandir as possibilidades de representação de imagens tridimensionais em telas bidimensionais. Aproximadamente na mesma época, Albert Einstein destruiu a rigidez da concepção newtoniana de espaço e tempo, mostrando que medidas de distância e de tempo não são absolutas, independentes do estado de movimento de quem as faz, mas, sim, dependentes do movimento relativo entre observadores.”
   Os artistas cubistas pretendem demonstrar artisticamente uma reprodução vista ao mesmo tempo de perspectivas diferentes. Era como que se o cubista estivesse numa quarta dimensão.
   O início desta arte foi marcada pelo quadro “ Les Demoiselles d’Avignon” de Pablo Picasso (Figura no começo da postagem). Esta pintura representa cinco prostitutas nuas num bordel. As duas mulheres colocadas à direita têm rostos com traços tão acentuados que parecem estar usando máscaras. A forma do nariz e os nervos faciais elaborados numa série de desenhos dirigem-nos às máscaras africanas.
   Os primeiros artistas a realizar procuras de novas formas de representação da natureza foram Braque e Picasso. Os dois foram muito influenciados pela obra de Cézanne, descrita como uma maneira de tratar a natureza por meio do cilindro, da esfera, do cone.
Cézanne usava formas geométricas quando pintava e afirmava ver na natureza "o quadrado, a esfera e o cone". As suas obras desrespeitavam completamente a perspectiva tradicional de um objecto. Mostrava a figura em mais de uma face, distorcendo-as subtilmente.                                      
 AS FASES
Enquanto o movimento cubista se desenvolvia, sofreu várias alterações, sendo principalmente marcado pelas seguintes:
1. O cubismo primitivo (1907): nas primeiras pinturas cubistas foram descritas pela restrição às formas geométricas.
2. O cubismo analítico (1910 – 1913): demonstra uma decomposição de objectos que estão representados no quotidiano. È uma combinação de pedaços de peças, vistos de várias maneiras com perspectivas diferentes.
3. O cubismo Sintético (1913): este tipo de cubismo era composto por colagens de vários papéis com diferentes texturas e padrões, as cores tornaram-se muito mais vivas. O espaço e volume são inspirados com pequenos leves traços de sombra. Nota-se um grande distanciamento de qualquer arte primitiva.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
• Geometrização das formas e volumes;
• Renúncia à perspectiva;
• O claro-escuro perde sua função;
• representação do volume colorido sobre superfícies planas;
• sensação de pintura escultórica;
• cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave


                                                              EQUIPE ROXO
''Pinto as coisas como as imagino e não como as vejo''.
                                                Pablo Picasso
Cubismo

ORIGEM: 
    O cubismo surgiu em Paris, em 1907 com a tela Les Demoiselles d´Avignon,de Pablo Picasso. Suas formas geométricas são representadas, na maioria das vezes por cubos e cilindros. Nesse movimento artístico, o objetivo não era representar as formas perfeitamente, e sim colocar os quatros planos diferentes do objeto em uma única imagem, tirando a busca pela imagem realista da natureza. 


FASES DO CUBISMO:
·  Cubismo Analítico (1907-1912): Consistia em uma fragmentação dos seres em cores moderadas com predominância de formas geométricas e desestruturadas pelas suas partes. A desestruturação era tanta que era necessário apreciar bastante a obra para tentar decifrá-la.
·  Cubismo Sintético (1912-1915): Foi uma reação ao cubismo analítico. Consistia em uma fragmentação e cores mais fortes onde as formas tentavam formar figuras novamente reconhecíveis, através de colagens realizadas com letras e pequenas partes de jornais.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
·        Geometrização da formas e volumes;
·        Renúncia a perspectiva;
·        O claro-escuro perde sua função tridimensional;
·        Sensações de pintura escultórica;
·        Cores do branco ao negro passando para o cinza, por um ocre apagando ou um castanho suave.


PRINCIPAIS ARTISTAS:
·        Precursores: Pablo Picasso e Braque;
·        Outros artistas: Albert Gleizes,  Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.

-Pablo Picasso: Viveu por 92 anos, pintou desde muito jovem e passou por diversas fases:

·        Fase Azul (1901-1904): representa a tristeza e isolamento provocado pelo suicídio de seu amigo Casagemas.


Nome: The Old Guitarist (O Velho Guitarrista)
Pintor: Pablo Picasso
Ano: 1903
Período: Azul
 

·        Fase Rosa (1904-1907): o amor por Fernande origina muitos desenho sensuais e eróticos.

 
Nome: Les Demoiselles d’Avignon (As Senhoritas de Avignon)
Pintor: Pablo Picasso
Ano: 1907
Período: Rosa
 
CUBISMO NO BRASIL: Alguns artistas brasileiros criaram obras com tendências cubistas: Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Anita Malfatti,Rego Monteiro e Di Cavalcante.